[PT] Nova solução inteligente para apoiar as cidades Europeias na monitorização e previsão da qualidade do ar.

The vision, the challenges and the expectations about the project and its value propositions by Ubiwhere, one of NEANIAS partners. The article is written in Portuguese.

A Ubiwhere, empresa high-tech sediada em Aveiro, participa no projeto Europeu NEANIAS, no qual lidera a criação de uma solução de software para a monitorização inteligente da qualidade do ar e análise de perdas energéticas nas cidades.

O NEANIAS (em português, “Novos Serviços EOSC para desafios emergentes da investigação atmosférica, subaquática e espacial”) é um projeto desenvolvido ao abrigo do Programa H2020 com o principal objetivo de promover as práticas de Ciência Aberta na Europa e prestar um papel ativo na materialização do ecossistema European Open Science Cloud (EOSC).

A EOSC é uma plataforma digital criada pela Comissão Europeia destinada a investigadores e profissionais da comunidade científica que oferece acesso transparente a dados e serviços interoperáveis que endereçam todo o ciclo de investigação de dados, desde a recolha, ao armazenamento e análise, podendo ser reutilizados ao longo de diversos países e atividades. O seu propósito é estabelecer um ambiente digital de serviços abertos e integráveis, em formato de catálogo, que conta com o feedback de cada utilizador e os resultados da aplicação de determinada solução para que terceiros possam usufruir destas soluções e da informação, fomentando assim a partilha científica e alavancando a inovação Europeia.

O NEANIAS reúne 20 parceiros, desde universidades e centros de investigação a empresas high-tech, entre as quais a Ubiwhere, que contribuem para este ecossistema com a criação, desenvolvimento e integração de soluções temáticas inovadoras no âmbito da investigação nas áreas temáticas Atmosférica, Subaquática e Espacial. A Ubiwhere está responsável por desenvolver uma solução inteligente de aferição, monitorização e previsão da qualidade do ar e análise de perdas energéticas nas cidades, com base em dados históricos provenientes de diferentes fontes.

Uma vez desenvolvida e validada com sucesso no âmbito do projeto, a solução será integrada no catálogo EOSC, para que cidades e comunidades de investigação possam beneficiar da tecnologia e dos dados recolhidos para criar novos e inovadores produtos. Para além do contributo que o novo serviço representa para a comunidade científica, é também uma oportunidade para a Ubiwhere, que se torna capaz de complementar a sua Plataforma Urbana com uma nova funcionalidade. A Plataforma Urbana foi criada pela a Ubiwhere com o propósito de apoiar as cidades nos seus desafios diários e ajudá-las a tornarem-se verdadeiramente preparadas para o futuro.

Acessível, intuitiva e abrangente, oferece uma vista global e integrada da cidade a Municípios, autoridades e distribuidores de serviços, apresentando informação sobre diversos domínios, desde mobilidade e energia à qualidade do ar e sustentabilidade. Com o novo serviço de monitorização atmosférica, a Plataforma Urbana oferece às cidades indicadores valiosos para a gestão de serviços (por exemplo, no âmbito da Mobilidade), com impacto directo sobre a qualidade do ar, para que estas possam estar alinhadas com as metas europeias e internacionais de desenvolvimento sustentável (como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU) e com um foco na qualidade de vida dos seus cidadãos, através de um ar limpo e seguro. Mais uma vez, a Ubiwhere foca-se em responder aos desafios urbanos associados ao desenvolvimento sustentável, aprimorando as suas soluções de forma a que estas possam ter um impacto real e benéfico sobre as vidas das pessoas.

Sobre a Ubiwhere:

Fundada em 2007, a Ubiwhere é uma empresa high-tech focada na investigação e desenvolvimento de soluções tecnológicas inteligentes e sustentáveis no âmbito das Smart Cities e Telecomunicações e Internet do Futuro. Saiba mais em www.ubiwhere.com.

 

EU Flag  NEANIAS is a Research and Innovation Action funded by European Union under Horizon 2020 research and innovation programme via grant agreement No.863448.