[PT] Os desafios e proposta do NEANIAS.

A Comissão Europeia (CE) apoia a visão de um ecossistema de Open Science, global, transparente e baseado em dados, articulando na estrutura da sua Estratégia de Mercado Único Digital e na Iniciativa Open Cloud, a European Open Science Cloud (EOSC).

No entanto, o objetivo de oferecer a 1,7 milhões de investigadores europeus e 70 milhões de profissionais, um ambiente virtual de serviços abertos e integráveis, é altamente desafiante. Entre as ações previstas no plano “Roadmap for EOSC”, a “Prototipagem de Novos e Inovadores Serviços” ainda que englobe desafios significativos no âmbito da ciência, tecnologia, inovação e exploração, pode ter um grande impacto no alcance dos objetivos da EOSC e CE.

O Desafio

O projeto NEANIAS (em português, “Novos Serviços EOSC para desafios emergentes da investigação atmosférica, subaquática e espacial”) tem como principal objetivo promover as práticas de Open Science e prestar um papel ativo na materialização do ecossistema EOSC para encorajar as grandes comunidades de investigadores e profissionais, a contribuir ativamente para o desenvolvimento tecnológico, procedimental, estratégico e de negócio da EOSC.

O NEANIAS vai levar a cabo o design e entrega conjunta de serviços temáticos inovadores, provenientes de objetos e práticas de investigação de ponta em três áreas principais: investigação aquática, investigação atmosférica e investigação espacial, cada uma interagindo com múltipos grupos académicos e empresariais, investigadores, profissionais e entidades governamentais.

O NEANIAS é uma ação de Investigação e Inovação financiada pela União Europeia ao abrigo do programa de investigação e inovação Horizonte 2020, sob o acordo de subvenção nr 863448.

Os Serviços

De uma perspectiva tecnológica, o NEANIAS visa apresentar serviços temáticos inovadores, que sejam flexíveis e abertos para acomodar as necessidades das comunidades além da sua definição original, e capazes de ser adaptados a casos vizinhos, promovendo a sua reprodutibilidade e reutilização. Os serviços temáticos transversais, assim como aqueles definidos como principais, vão separar-se do atual sistema fragmentado aplicado à eScience e tecnologias e infraestruturas de investigação, para se inserirem no ecossistema da EOSC unindo-se a recursos de amplitude e dimensão sem precedentes, de forma a que juntos possam construir uma base sólida (TR6), e alcançar um nível de credibilidade (TR8). Os novos serviços do NEANIAS não vão apenas responder às necessidades específicas das comunidades utilizadoras mas também, promover a transição destas comunidades para o conceito da EOSC e os princípios da Open Science.

Desta forma, o NEANIAS será capaz de oferecer às suas comunidades, acesso a inúmeros recursos, instrumentos de colaboração e meios de investigação interdisciplinares, que irão amplificar e aumentar as atividades de investigação e criação de conhecimento de todas as comunidades utilizadoras.

A Perspetiva de Negócio

De uma perspetiva de negócio, o NEANIAS pretende levantar as barreiras que dificultam a interação entre as empresas e a investigação (por exemplo, disponibilidade de dados e desafios de acesso, tratamento de big data e desafios de análise, reprodutibilidade da investigação, ética e legislação) e estabelecer um plano de negócio viável para os serviços em questão, identificando novos agentes e oportunidades de negócio na cadeia de valor da Open Science, interagindo com empresas/PMEs, investigadores e entidades governamentais, ao longo de vários papéis (como produtores/consumidores).

O NEANIAS visa alavancar a EOSC, não só através da sua oferta de serviços, mas também ao estabelecer resultados impactantes da perspectiva tecnológica, procedimentar, estratégica e empresarial que serão validados pelos vários agentes envolvidos e peritos de negócio e vão providenciar as bases para o estabelecimento das atividades da EOSC. Por último, mas não menos importante, o NEANIAS foi desenhado para servir e fortalecer o centro EOSC, o conceito EOSC e o paradigma Ciência Aberta, ao adicionar à era de emergência da Open Science pan-Europeia, tecnologia, meios para feedback, disseminação, criação de capacidades e atividades de longo alcance, todos incluídos no plano de trabalhos do projeto.

 

EU Flag  NEANIAS is a Research and Innovation Action funded by European Union under Horizon 2020 research and innovation programme via grant agreement No.863448.